Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Máquina de Babbage

maquina de Babbage
Máquina de Babbage
1882: o inglês Charles Babbage constrói um dispositivo mecânico que fazia cálculos numéricos; o dispositivo tornou-se conhecido como "Máquina de Babbage" e é considerado o primeiro computador da História.
Babbage projetou e construiu a máquina para substituir os trabalhadores humanos (então chamados 'computers', ou computadores) que construíam item a item tabelas numéricas, como por exemplo de logaritmos e funções trigonométricas. A primeira máquina de Babbage, chamada 'difference engine' (ou máquina diferencial), calculava valores de funções polinomiais (diversas funções, como as logarítmicas e trigonométricas, podem ser aproximadas por funções polinomiais). A máquina diferencial aplicava conceitos de elementos finitos, o que permitiria implementar aproximações das operações de divisão e multiplicação.
Devido à complexidade (o dispositivo compunha-se de dezenas de milhares de peças), não conseguiu concluir a máquina; Babbage projetou ainda outras duas máquinas (a segunda também uma máquina diferencial, e a terceira uma mais complexa, chamada 'analytical machine', ou máquina analítica). Entretanto, já no século 20, cientistas construíram máquinas de acordo com os planos de Babbage, e elas funcionaram a contento; tais máquinas encontram-se expostas no Museu de Ciência de Londres.

3 comentários:

  1. Nossa, quando eu leio essa historias me sinto tão burra! E graças a eles temos tudo que temos hoje!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. valew pelo bob esponja maldito.
    mais mesmo assim eu vou segui-lo. obs: Bob esponja maldito. Gostei do seu blog.

    http://www.dominiweb.blogspot.com/
    http://www.dominiweb.blogspot.com

    ResponderExcluir